terça-feira, 12 de abril de 2016

COMO PLANTAR ALHO-PORÓ?


O alho-poró (Allium ampeloprasum Grupo Porrum, anteriormente denominado Allium porrum), também chamado de alho-porro ou alho-porró, é uma planta bienal, mas é geralmente cultivada como uma planta anual. O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas, e é este pseudocaule que é utilizado como alimento.

Clima

O alho-poró ou alho-porro cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido. A planta resiste a baixas temperaturas.

Luminosidade

O alho-poró necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.


Solo


Cultive em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo é de 6,0 a 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

O plantio de alho-poró é feito por sementes, que são semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Neste último caso, o transplante é feito quando as mudas estão com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura. As mudas devem ficar com o pseudocaule quase totalmente enterrado no solo, deixando apenas a extremidade com a folhagem visível.

O espaçamento recomendado é de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas.

O alho-poró ou alho-porro também pode ser cultivado em vasos que tenham pelo menos 25 cm de profundidade (maior profundidade é melhor).


Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo com o alho-poró por nutrientes e recursos.

Se for o objetivo, periodicamente amontoe terra junto às plantas enquanto estas crescem, deixando visível somente à extremidade do pseudocaule com as folhas, para obter longos pseudocaules brancos.

Colheita

A colheita o alho-poró ou alho-porro é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis, mas são menos apreciadas e usadas que o pseudocaule.

A colheita pode ser atrasada sem problemas se o clima continuar adequado.

Fonte:
http://hortas.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário