terça-feira, 26 de abril de 2016

COMO PLANTAR AGAPANTO.



Os agapantos são plantas nativas do sul da África, que podem atingir mais de 1 m de altura, embora existam variedades anãs, que atingem de 30 a 60 cm de altura. Suas folhas têm a forma de lâminas e suas flores surgem em umbelas, podendo ser brancas ou de vários tons de azul e violeta . Plantadas em grupos, formam um visual agradável nos jardins, sendo que alguns agapantos também podem ser facilmente cultivados em vasos.

A palavra agapanto tem sua origem em palavras gregas, e significa flor do amor.


Denominações botânicas:

São plantas do gênero Agapanthus. As espécies mais comuns em cultivo são Agapanthus praecox eAgapanthus inapertus. Muitas plantas de jardim que são identificadas como Agapanthus africanus são na realidade Agapanthus praecox ou híbridos, pois esta espécie é mais difícil de cultivar fora de seu ambiente natural. Como as espécies intercruzam facilmente, vários dos agapantos cultivados em jardim são híbridos.

Origem:

Sul da África (África do sul, Lesoto, Suazilândia e Moçambique).


Clima

Preferem um clima quente, com temperaturas acima de 18°C, mas podem suportar temperaturas mais baixas. Contudo, não resistem a períodos de frio muito intenso.

Iluminação:

Luz solar direta. Pode tolerar sombra parcial, mas poucos agapantos cultivados florescem quando cultivados sem luz solar direta por pelo menos algumas horas diariamente.


Irrigação:

O melhor é que o solo permaneça sempre úmido, mas sem ficar encharcado. No entanto, quando a planta está bem desenvolvida pode suportar curtos períodos de seca.

Solo:

Não é muito exigente quanto ao solo. O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Época de floração:

Final da primavera e verão.

Ciclo de cultivo

Plantas perenes. As plantas devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos.


Propagação:

Por sementes: as sementes devem ser semeadas em pequenos vasos com 10 cm de altura ou mais. Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo apenas com uma leve camada de terra peneirada. A germinação das sementes demora de um a três meses. As mudas estarão prontas para o transplante após o primeiro ano.

Por divisão: plantas bem desenvolvidas, com alguns anos, podem ser divididas. Este é o método ideal para obter plantas idênticas as plantas-mãe. Também crescem e florescem mais rapidamente em comparação com mudas oriundas de sementes.

Espaçamento recomendado entre plantas

30 cm a 120 cm, dependendo do tamanho do agapanto que será cultivado. As variedades cultivadas de porte pequeno podem ficar espaçadas de 30 a 45 cm.

Fonte: Jardim.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário