segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Aromaterapia contra TPM


A síndrome pré-menstrual (a famosa TPM) afeta muitas mulheres em graus variados. A TPM normalmente ocorre alguns dias ou até uma semana antes do período, mas pode ocorrer, ocasionalmente, dos sintomas surgirem apenas após o início da menstruação. As mulheres que são afetadas tendem a tornar-se excessivamente emotivas e/ou irritadas.
O problema é comum, mas não dá para generalizar. Há mulheres que não têm TPM. Segundo a pesquisa, essas sortudas são 40% da população.
Existem três graus do problema: leve (45% das mulheres), moderado (45%) e intenso (10%). Nesse último grau, a TPM também é chamada de transtorno disfórico e considerada uma doença, que necessariamente deve ser tratada com medicamentos.
Mas esse tipo de distúrbio intenso (tratado em geral com antidepressivos e anticoncepcionais), é raro. Na maioria dos casos, dá muito bem para aliviar os sintomas que aparecem nos dias que antecedem a menstruação com uma série de atitudes simples relacionadas a alimentação, atividades físicas e outras saídas naturais.
DICAS:

*Quando estiver afetada pela TPM, procure usar óleos essenciais edificantes, como: Rosa, Petitgrain, Néroli ou Camomila romana;

*Outros óleos essenciais muito úteis para esse período são: Cenoura, Funcho-doce, Gerânio, Gerânio-rosa, Lavanda, Litsea cubeba e Sálvia-esclaréia;

*Visite um aromaterapeuta para uma massagem completa ou faça você mesma uma auto-massagem;


*Se preferir, faça banhos aromáticos;

*Se você é propensa à irritabilidade, use Camomila romana, Cipreste, Lavanda e Olíbano;

*Se existe a tendência de você ficar mais emotiva, “chorona”, use Rosa, Jasmim, Camomila romana ou Melissa;

*Você pode optar também por um chazinho de Camomila, Erva-cidreira, Verbena, Melissa ou outras ervas relaxantes/sedativas que ajudem a aliviar os sintomas da TPM.

*Neste período, dê preferência a alimentos que ajudam a driblar os sintomas da TPM

CÓLICAS MENSTRUAIS E RETENÇÃO DE LÍQUIDO

*Para aliviar a dor e o desconforto das cólicas menstruais, faça compressas quentes no abdômen com óleos essenciais de Manjerona e Sálvia-esclaréia. Se possível, deite para descansar e tome uma xícara de chá de Camomila;

*Um banho aromático com Lavanda e/ou Rosa, acalma e conforta antes e durante  o período menstrual;

*A retenção de líquidos produz uma sensação geral de inchaço, incluindo os sintomas de seios doloridos. Para diminuir essa retenção, tome um banho aromático morno com a seguinte sinergia: 3 gotas de Lavanda e 3 gotas de Sálvia-esclaréia,  diluídos em um pouquinho de óleo carreador. Pode-se usar também 2 gotas de Lavanda, 2 gotas de Camomila romana e 2 gotas de Sálvia-esclaréia em 5ml de óleo carreador, massageando suavemente o abdômen no sentido horário;

*Para evitar a retenção de líquido e outros desconfortos menstruais, visite um aromaterapeuta e faça algumas sessões de drenagem linfática aromática, principalmente na semana que precede a menstruação.

Referências:
FABER-HALLS, Gill. The aromatherapy Bible. GB: Godsfield Press: 2005 p.207-208
Caderno Equilíbrio - Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u718018.shtml
Infografia R7:
http://noticias.r7.com/blogs/infografia/2013/03/08/saiba-o-que-comer-para-combater-os-sintomas-da-tpm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário