sábado, 26 de novembro de 2016

Esfoliação Natural - DIY



Utilizando ingredientes naturais, você pode criar seu próprio esfoliante!

Por que esfoliar a pele?

Os benefícios da esfoliação incluem:

• Remoção das células mortas da pele
• Aumento da renovação celular;
• Ajuda a uniformizar o tom da pele e a controlar a hiperpigmentação;
• Desobstrui os poros;
• Melhora a textura da pele deixando-a suave e macia;
• Reduz a aparência de linhas e rugas.


Então, agora que você sabe por que é importante, veja como você pode esfoliar a pele naturalmente:

Existem dois métodos principais para esfoliar a pele naturalmente – a esfoliação mecânica e a esfoliação química.

Mas o que isso significa? 
 


A esfoliação mecânica utiliza ingredientes com textura abrasiva, que são esfregadas na face ou no corpo para remover as células mortas da pele. Você também pode usar escovas de banho ou buchas, que têm o mesmo efeito.

Muitos ingredientes diferentes podem ser usados, dependendo da abrasividade que você deseja no seu produto. Alguns ingredientes naturais úteis que esfoliam a nível mecânico são:

• aveia ou farinha de aveia
• arroz moído / pó de arroz
• farinha de amêndoa
• pó de bambu
• sementes de frutas como por exemplo, morango, framboesa, semente de maracujá moída, sementes de apricot, etc.

Dentre estes ingredientes, a aveia e as amêndoas estão entre os esfoliantes mecânicos mais suaves e as sementes de frutas entre os mais abrasivos.

 
 
A esfoliação química utiliza ácidos naturais, tais como AHA (Alfa-hidroxiácidos) e BHA (Beta-hidroxiácidos) para esfoliar a pele. A vantagem destes sobre esfoliantes mecânicos é de que eles podem alcançar um nível mais profundo da pele.

Devido à sua ação potencialmente grave, os AHAs são usados ​​em concentrações diferentes. Os produtos mais brandos normalmente contêm 10% ou menos dessas substâncias. Os produtos de uso profissional, aqueles usados ​​por esteticistas e outros profissionais de beleza, contêm 20% a 30%, enquanto os produtos que requerem prescrição médica apresentam 50% a 70% de AHAs. Os ingredientes comuns do AHA são o ácido glicólico, o ácido lático, o ácido cítrico, o ácido málico, o ácido de frutas e o extrato de cana-de-açúcar.

Os BHAs são mais utilizados para combater a acne ou erupções cutâneas, porque são lipossolúveis. Isso significa que eles se dissolvem em gordura, o que os torna mais capazes de penetrar nos poros da pele, onde as células mortas e o sebo são armazenados. Os ingredientes comuns do BHA são o ácido salicílico, o salicilato, o salicilato de sódio, o ácido trópico e o extrato de salgueiro.

Os ingredientes naturais em pó que promovem esfoliação química incluem:

• leite em pó
• pó de frutas - como pó de abacaxi e limão em pó

Estas são maneiras de usar ácidos naturais do leite e frutas em suas formulações para ajudar a esfoliar a nível químico. Com estes ingredientes você pode criar tanto produtos esfoliantes com enxágue, como loções de limpeza e máscaras, quanto produtos esfoliantes sem enxágue, como tônicos e séruns.

Esfoliante de aveia, leite e amêndoas

Uma maneira simples e rápida é combinar ingredientes naturais em pó para criar uma limpeza esfoliante. Nesta receita utilizamos a esfoliação mecânica e química ao mesmo tempo com produtos que são fáceis de encontrar.

Para 100g de produto:
25g de aveia em flocos finos (pode-se usar também a farinha ou farelo de aveia)
20g de pó de arroz ou pó de araruta
20g de farinha de amêndoa
20g de leite em pó
15g de flores secas de camomila.

Triture as flores secas de camomila até que ela vire um pó. Misture os outros ingredientes. Coloque em um recipiente limpo e totalmente seco. Mantenha longe da umidade, luz intensa e fontes de calor.

Modo de usar: em um pequeno recipiente, coloque uma colher dessa mistura e acrescente água aos poucos, misturando até formar uma pasta. Aplique no rosto e massageie com movimentos circulares. Enxágue. Pode ser usado também como esfoliante corporal.

O pó e a água devem ser misturados somente no momento do uso. Não misture a água em toda a receita, pois isso faz com que haja proliferação de microorganismos e diminui drasticamente a validade do produto. Mantendo-o seco e devidamente armazenado, seu prazo de validade é de 6 meses.

Veja as propriedades deste esfoliante:

• Aveia – calmante e anti-inflamatório. Esfolia suavemente e limpa a pele.
• Pó de arroz ou de araruta - combinado com a aveia, complementa para uma esfoliação impactante, porém suave.
• Farinha de amêndoa - esfolia suavemente, deixa a pele equilibrada suavizada.
• Leite em pó - esfolia suavemente, amacia, equilibra e hidrata a pele (contém gorduras naturais). O leite em pó contém ácido lático, que pode clarear manchas escuras e danos causados pelo sol, quando utilizado frequentemente.
• Flores de camomila (ou camomila em pó) – calmante, antiinflamatório e esfoliante suave.

Esta é apenas uma sugestão. Você pode criar seu próprio esfoliante com base nos ingredientes que você preferir ou nos que você encontrar com mais facilidade. Use sua criatividade e crie sua própria receita! 
 
Fonte: http://aromasvitais.blogspot.com.br/2016/02/esfoliacao-natural-diy.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário