sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A AROMATERAPIA E AS ESTAÇÕES: PRIMAVERA-VERÃO


A Aromaterapia pode ser explorada nas quatro estações do ano, seja para promover o bem-estar, equilíbrio e saúde, para amenizar os sintomas das doenças típicas de cada época ou para potencializar o bom astral que traz a primavera, o verão, o outono e o inverno. Afinal, quem não sente a alegria do calor e o aconchego dos dias friozinhos?

Dividiremos esse artigo em duas postagens diferentes. Iremos começar com a Primavera e Verão, estações das flores, da alegria e do calor.

É quase inevitável ao acordar e ver um lindo céu azul, o sol brilhando e as flores colorindo um jardim, sentir o bem estar deste momento. Seja num dia agradável e ensolarado da Primavera ou num dia quente de Verão, essas duas estações trazem à tona tudo aquilo que deixamos de lado nas estações mais frias. O sol e o calor chegam e nos aquecem o coração de alegria, o corpo de disposição, os dias ficam mais longos, o corpo fica à mostra nos tecidos leves e a vida parece ter outro sentido. Quem nega que o calorzinho estimula a prática de exercícios, os cuidados com o corpo, os passeios ao ar livre? O Verão, sinônimo de férias, descanso, festas e comemorações…Toda essa sensação de liberdade conquistada nas estações mais quentes promovem uma mudança de comportamento nas pessoas, que se tornam mais sociáveis, alegres e com a auto estima elevada.

Também no calorzinho é tempo de abrir e arejar os ambientes, de decorar e dar vida à casa com flores. Seja na Primavera ou no Verão, existem óleos essências que podem potencializar e prolongar essa sensação de alegria, vitalidade, renovação e bem estar. Experimente colocar em seu aromatizador ambiental 3 gotas de óleo essencial de tangerina e 2 gotas de óleo essencial de erva doce com um pouco de água.

Mas é claro que nem todos conseguem imediatamente entrar nesse bom astral com a chegada destas estações. E o motivo é simples: a polinização das flores, o calor, umidade e a exposição ao sol trazem também sintomas desagradáveis de doenças típicas da Primavera e Verão. Por isso preparamos receitas para algumas delas, confira:

Rinite

Utilizar 1 gota óleo essencial de hortelã pimenta no aromatizador pessoal ou 3 gotas no aromatizador ambiental com um pouco de água. No mesmo dia a pessoa já manifesta melhora dos sintomas.

Conjuntivite

1 gota de óleo essencial de lavanda diluída em 1 colher de mel e 100ml de água. Lavar o olho com esta receita 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

Micose, pé de atleta e frieira

Passar 1 gota de óleo essencial de tea tree ou cravo no local da micose. Utilizar 1 vez ao dia durante 7 dias.
 
 
Queimaduras de sol

Misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda em 1 frasco de óleo vegetal de rosa mosqueta de 30ml. Aplique na região que está avermelhada. Importante: não aplicar em queimaduras de 2° grau.

Candidíase

1 gota de óleo essencial de tea tree e 1 gota de óleo essencial de bergamota diluído em 1 colher de mel. Acrescente em uma bacia com água para fazer o banho de assento 1 vez ao dia.

Brotoejas

Misture em 30g de gel neutro 3 gotas de óleo essencial de tea tree e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique na região diariamente.
Cinco dicas para evitar as crises alérgicas, típicas da Primavera:

1.Dias mais quentes são ideais para mandar edredons, tapetes e cobertores de lã à lavanderia. Na volta, eles devem permanecer guardados enquanto estiver calor e não forem necessários, já que são fontes permanentes de poeira e ácaros;

2.Cômodos acarpetados devem ser limpos com aspirador de pó diariamente. Aliás, a rotina de limpeza da casa em que habitam pessoas alérgicas deve ser sistemática;

3.O lixo nunca deve permanecer dentro de casa. Além disso, os ambientes devem estar sempre arejados;

4.Quando o clima apresentar baixos índices de umidade relativa do ar deve-se recorrer a um aparelho umidificador. Na impossibilidade de se adquirir o equipamento, a melhor opção é colocar bacias com água limpa em todos os dormitórios durante a noite para garantir um sono mais tranquilo;

5.Plantas naturais jamais devem permanecer nos quartos, principalmente de pessoas alérgicas, doentes e crianças.

Aproveite o melhor de cada estação do ano e beneficie-se com a Aromaterapia!
 
Fonte: http://harmoniearomaterapia.com.br/a-aromaterapia-e-as-estacoes-primavera-verao/