quinta-feira, 26 de maio de 2016

COMO PLANTAR AMARELINHA - (Thunbergia Alata)



A amarelinha é uma trepadeira perene que pode atingir mais de 7 m de altura quando cultivada em condições adequadas por mais de um ano. Suas flores chamam a atenção por suas cores brilhantes e centros marrons ou roxo-escuros, quase negros, embora também existam alguns cultivares que não apresentam uma diferença de coloração no centro da flor. Suas flores são geralmente de tons de amarelo ou laranja, mas também há cultivares brancos, vermelhos e rosados.

A amarelinha pode ser cultivada junto a treliças, cercas, árvores e arbustos, pode crescer rasteira sobre o solo, ou pode ficar pendendo em jardineiras em sacadas ou em vasos pendurados no alto.

Nome científico: Thunbergia alata.

Origem:

É nativa das florestas tropicais da África oriental.

Clima:

É uma planta de clima tropical ou subtropical, e não suporta baixas temperaturas.



Iluminação:

Luz solar direta ou sombra parcial. Em regiões de clima muito quente cresce melhor com sombra parcial.

Irrigação:

É uma planta sensível a falta de água, assim mantenha o solo sempre úmido, porém sem que fique encharcado.
Solo:

É bastante tolerante quanto ao solo, mas o ideal é um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.



Época de floração:

Floresce principalmente durante o verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são as ideais. A amarelinha geralmente começa a florescer em dois ou três meses após o plantio.

Ciclo de cultivo

Plantas perenes em regiões de clima quente, mas cultivadas como anuais em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas.

Propagação:

Por estaquia: pedaços de ramos enraízam facilmente em um solo úmido.

Por sementes: as sementes podem ser semeadas no local definitivo, ou em sementeiras ou pequenos vasos, sendo depois transplantadas quando estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas. Semeie as sementes a uma profundidade de até 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente leva de uma a três semanas.



Espaçamento recomendado entre plantas

60 a 90 centímetros.

Fonte: Jardim.info