segunda-feira, 6 de junho de 2016

COMO PLANTAR ALCARAVIA



A alcaravia (Carum carvi), também conhecida como cominho-romano, cominho-de-pão ou cominho-armênio, é uma erva cujas sementes são muito semelhantes as sementes do cominho (na verdade as "sementes" são um mericarpo, um fruto seco que contém uma semente cada um), mas de sabor levemente diferente (as plantas, entretanto, não são semelhantes na aparência a ponto de serem confundidas). Como o cominho, as sementes da alcaravia são usadas no preparo de vários tipos de alimentos e são usadas para fins medicinais. Esta erva, cujas folhas são parecidas com as folhas da cenoura, atinge normalmente de 30 a 60 cm de altura, mas pode chegar a 1,5 m de altura. As folhas são aromáticas e podem ser consumidas cruas ou cozidas. As raízes também podem ser consumidas cozidas.


Clima

A faixa de temperatura ideal para o cultivo da alcaravia é semelhante à da cenoura, indo de 4°C a 22°C. Ventos fortes e chuvas pesadas podem causar danos para as plantas e podem arruinar a colheita se ocorrerem durante a maturação dos frutos.
Luminosidade

Esta planta necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo

Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. Embora possa tolerar uma ampla faixa de pH do solo, a faixa ideal é de 6 a 7.
 
Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado. Esta erva é sensível a falta de água.
 
Plantio 

As sementes de alcaravia devem ser semeadas no local definitivo, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante. As sementes podem ficar a aproximadamente 5 mm de profundidade. A germinação em condições normais leva de 1 a 3 semanas, podendo ser apressada se as sementes ficarem em baixa temperatura na geladeira ou frigorífico por alguns dias.

O plantio é feito geralmente na primavera em regiões de clima temperado e no outono em regiões mais quentes, de inverno ameno. 
 


O espaçamento recomendado para o cultivo é de 30 a 50 cm entre as linhas de plantio e de 20 a 45 cm entre as plantas.
Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.


Colheita

Há cultivares bienais e cultivares anuais. Nos cultivares bienais a floração só ocorre no segundo ano, geralmente no fim do verão. A colheita é feita quando os frutos estão mudando de coloração, tornando-se amarronzados. Corte as umbelas com os frutos e deixe-as invertidas, com um recipiente ou um pano embaixo para receber os frutos (as "sementes") que se desprenderem, até que terminem de secar completamente. Alternativamente, os frutos podem ser colocados em secadores apropriados.
 
Fonte: http://hortas.info/como-plantar-alcaravia