sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Presentinhos Aromáticos - Ideias para o Natal!


Fim de ano é tudo de bom! Festas, comemorações, reunião com a família e os amigos! Mas, como sempre, muitos ainda se perguntam “o que dar de presente?”.
Eu, particularmente, acho muito difícil presentear as pessoas, acertar o gosto e tal... Então, procuro pensar sempre em algo que todo mundo gosta, mas ao mesmo tempo também não quero cair na mesmice. Sendo assim, que tal um presentinho aromático? São simples, bonitos, úteis e cheirosos!

Aproveitem as dicas e experimentem!


Potpourri (sache, pote ou mini-travesseiros)
(Por Decora.do)
Potpourri de frutas e sementes secas
Pot pourri é uma mistura de flores, frutas e folhas secas que, além de deixar o ambiente cheiroso e colorido, funciona também como um objeto natural de decoração. No potpourri, é possível fazer uma verdadeira mistura de cores e aromas, como também trabalhar com combinações de cores únicas – tudo depende da decoração principal do seu cantinho e do seu gosto pessoal.Você pode presenteá-los em saquinhos (sachê), em potes ou ainda, confeccionar mini travesseiros.


Sachês de alecrim
Para quem está em busca de uma mistura mais olfativa do que visual, as melhores opções incluem rosas, damasco, lavanda, camomila, verbena, narciso, cravo, violetas, mimosa, laranja, jasmim, verbena, gerânio, limão siciliano, alecrim, erva-cidreira, louro, bergamota e sálvia. As opções são muitas e o legal é arriscar as suas preferidas, para ver qual tem mais a ver com os ambientes da sua casa.


Material necessário:
* Flores, folhas e ervas secas.
* Especiarias como canela, gengibre e baunilha.
* Frutas secas, preferencialmente laranja ou limão.
* Óleos essenciais de sua preferência.

Como fazer:
É simples – misture tudo! Depois, você pode deixar num recipiente aberto, colocar em potes de vidro e também mini-travesseiros, saquinhos decorativos ou de tecido. Vale para o banheiro, a sala de estar, o lavabo e até mesmo para o quarto ou escritório.
Para ficar ainda mais especial, tente combinar as cores dos itens com a decoração do ambiente que você escolheu.
A quantidade de óleos essenciais vai depender da quantidade de ervas que você vai utilizar. Mas não exagere, senão você acaba desperdiçando óleo e ainda corre o risco de deixar o aroma enjoativo ou as ervas oleosas! Inclua os óleos essenciais aos poucos e misture bem. 


Sais de banho
(Por Aromaflora)
Sais aromáticos
Você vai precisar de 1 xícara de sal marinho e 5~10 gotas de óleo essencial.
Defina primeiramente que propriedade vai agregar aos sais de banho: relaxante, estimulante, sensual...
A seguir, escolha o seu óleo essencial, pingue as gotas sobre o sal marinho e misture muito bem.
Você pode fazer isso, misturando-os em uma tigela de louça ou inox com uma colher ou batedor, ou sacudindo-os em um saco fechado. 
Coloque a mistura em um recipiente de vidro e deixe descansar durante 5 a 7 dias para que o óleo essencial seja bem incorporado ao sal.
Coloque em um vidro com tampa e decore com fitas ou sisal.




Aromatizadores ambientais naturais
(Por The Yummy Life)


Estes aromatizadores fazem o maior sucesso! Foram postadas neste blog as receitas completas. Veja o passo a passo aqui.
Podem ser feitos em vidros grandes, para esquentar o conteúdo na panela ou em vidros pequenos para aquecer em difusores à vela, como este da foto do blog Casa, Coisas e Sabores:



Aroma de Cafezinho
(Por Decoração Fácil)
Basta colocar grãos de café em um recipiente de porcelana ou vidro e acomodar uma pequena vela com base de alumínio no centro.
Assim que acender a vela o café receberá o calor da chama e, através do aquecimento dos grãos de café, estes começarão a espalhar em sua casa um aroma irresistível.



Velas aromáticas de soja (sem parafina!)
(Por Como Fazer Tudo)
Esta receitinha é um pouco mais trabalhosa, mas vale a pena experimentar!

Primeiro, você precisa reunir os materiais. Os seguintes farão uma vela de 510 gramas ou até mais velas, se optar por formatos menores.
* 510g de flocos de cera de soja (sugestão: EcoSoy Advanced);
* Recipiente de vidro de 510g ou menores, para as velas;
* Pavios de algodão;
* 30 ml de óleo essencial;
* Corante líquido;
* Um recipiente ou jarra de vidro (que possa ir ao microondas)  que caiba pelo menos 650 ml de líquido;
* Colher ou espátula de pau (para mexer)
* Pistola de cola quente

Como fazer:
* Coloque os flocos de cera na jarra de vidro e coloque no microondas por aproximadamente 3 minutos em temperatura alta. A temperatura deve chegar a cerca de 93 graus. Você pode medir a temperatura sem um termômetro, pois uma vez todos os flocos tiverem derretido, a temperatura deve ser de cerca de 82 a 93 graus.
Tenha cuidado! A jarra e a cera estarão muito quentes!

* Retire a jarra do microondas e deixe esfriar por cerca de 10 minutos.

* Adicione o óleo aromático ou óleo essencial quando a temperatura for de cerca de 71 a 82 graus. 

* Misture o óleo na cera e deixe esfriar até cerca de 43 a 48 graus (quente o suficiente para enfiar o dedo confortavelmente).

* Enquanto você está esperando a cera esfriar, coloque uma pequena gota de cola quente na parte inferior do pavio e afixe no interior da jarra de vela. 

* Adicione a sua tintura aos poucos à cera derretida neste momento. Comece com uma gota de cor e mexa. Continue colocando uma gota de cada vez até você alcançar a sua cor desejada. Mexa até cor ficar uniformemente distribuída.

* Esquente jarra de vela ligeiramente. Coloque um forno quente durante cerca de 2 ou 3 minutos. Uma jarra quente permitirá que a cera se fixe melhor às bordas, reduzindo aquilo que se chama "glacé", ou manchas brancas na vela acabada.

* Despeje a cera fria na jarra lentamente, segurando o pavio reto para cima. Encha até em cima. Você pode usar uma ferramenta de centralização do pavio ou apenas colocar alguma coisa, como uma faca ou uma régua ao lado do pavios para mantê-los centralizados até que a cera endureça, o que deverá levar cerca de 1 hora.

* Depois que a cera tiver endurecida, apare os pavios para cerca de 0,6 cm. Coloque um rótulo na sua vela - e pronto! Você pode acender sua vela imediatamente ou esperar cerca de 24 a 48 horas quando ela estará mais "curada", o que vai fazer com que ela dure mais.

* Veja outras opções de como montar suas velas:

Em conchas...

...e frutas (maracujá, tangerina, laranja)

Velas aromáticas decoradas com canela
O processo é o mesmo do anterior, mas ao invés de colocá-las em vidro, você deve usar formas ou moldes de silicone para velas. Depois de prontas, basta colocar canela em pau ao redor de toda a vela e amarrar com sisal.

Velas decoradas com canela em pau

Biscoitinhos aromáticos de Natal
(Por Espaço Flor do Cerrado)



Ingredientes:
* 2 xicaras (chá) aveia em flocos finos;
* 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;

* 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
* 1 colher (chá de fermento em pó;
* 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente;
* 2 ovos;
* 2 colheres de cacau em pó (sem açúcar);
* Uvas passas, castanhas picadas ou nozes a gosto;
* Óleos essenciais (veja sugestões no final da receita).
Como fazer:
Numa tigela, junte a aveia, o açúcar, a farinha, o cacau e o fermento. Acrescente a manteiga e os ovos inteiros. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Junte as frutas secas. Faça pequenas bolinhas e vá colocando numa assadeira, deixando espaços entre elas. Achate as bolinhas suavemente com um garfo. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até começarem a dourar. Retire do forno e espere esfriar antes de retirar da forma.
Quando retirar do forno, pincele nos biscoitos os óleo essenciais* diluídos em 1 colher de óleo vegetal (palmiste, ou girassol, ou milho, ou ainda, margarina sem sal).
Rendimento: 30 biscoitinhos.

Sugestões de óleos essenciais para usar nesta receita: 
1ª sugestão: 2 gotas de o.e. de vetiver e 4 gotas de o.e. de canela
2ª sugestão: 3 gotas de o.e. de gerânio
3ª sugestão: 2 gotas de o.e. de capim-limão e 2 gotas de gengibre
4ª sugestão: 2 gotas de o.e. de laranja doce e 2 gotas de o.e. de canela
5ª sugestão: 1 gota de o.e. de cravo e 2 gotas de o.e. de mandarina


São lembranças criativas e de muito bom gosto. O melhor de tudo é que são muito cheirosos!!!
Espero que tenham gostado!
 
Fonte: http://aromasvitais.blogspot.com.br/2013/11/presentinhos-aromaticos-ideias-para-o.html?view=flipcard
Fontes
Casa, Coisas e Sabores:
Como Fazer Tudo: 
Decora.do: 
Decoração fácil: 
Espaço Flor do Cerrado:
Fan Page Aromaflora:
The Yummy Life:

Nenhum comentário:

Postar um comentário